Antes faltava o tema, agora ficou completo!

Há tempos que não escrevia aqui. Não por falta de vontade, mas por falta de imaginação.
Hoje era um dia diferente. Encontrava-me feliz, com vontade de escrever algumas linhas de palavras que tivessem pelo menos um ínicio, um meio e um fim. Mas não sabia o que escrever, até que alguem me perguntou: "O que é o amor?"

Tema. Ideias. Tudo me veio à cabeça! Então, o que é o amor?
Amor é um estado de alma. É uma relação. É um sentimento que nutrimos por alguém ou algo.
É quando o teu estado de alma muda, quando o sentes. Falando de amor por uma pessoa, o amor faz passar os dias cinzentos noutra cor qualquer. Ou melhor, em todas as cores possíveis. Os teus olhos brilham. As tuas mãos tremem. O teu coração bate que nem um louco. O teu corpo transpira. Não se consegue pensar noutra coisa senão na pessoa que amamos. Além da parte física, amar signifca, obrigatoriamente, gostar do interior, gostar da consciência, gostar das atitudes, gostar dos modos. Senão não seria amor, mas uma atracção! Quando amas, estás noutro mundo (pelo menos assim parece para ti).
Mas amor também significa partilhar. Quando amas, abdicas. Não existes tu e ele(a), existe "nós". Existe uma relação em que ambas as partes cedem, não com intuito de diminuir o outro, mas de o fazer sentir completo. É necessário investir na relação, ela só dura se nós assim o desejarmos. Isso também é amor! Amor está associado a tantas coisas que é necessário juntares isso tudo para puderes amar alguem. Amor é alegria, é compaixão, é paixao, é carinho, é atracção, é compromisso, é intimidade. Em suma, é tudo!

Numa vertente mais romântica, amor é contares os minutos para veres aquela pessoa. É acordares e veres ao teu lado alguem que sem dizer nada, sem fazer nada te faz criar um sorriso de orelha a orelha. É aqueles momentos parecerem uma eternidade, não por serem "secantes" mas porque nunca queres que acabem nem sair deles. É olhares para o telemóvel ou alguma rede social sempre à espera duma chamada, duma mensagem, dum comentário que vai, invariávelmente, animar o teu dia. É quereres que saia tudo perfeito, desde um filme num sofá, a um jantar na sala com velas, a uma noite em que te entregas ao prazer carnal! Isso é uma paixão do tamanho do... mundo talvez! Talvez maior. Nunca ninguem a conseguiu quantificar.

Depois existe o amor platónico. Estupidamente, dizemos que gostamos mas não podemos tocar. É a tua idealização de tudo. Desde que começaste a sonhar, a escrever, a falar de amor, que pensas nele(a) daquela maneira. Como eu sonhei em vê-la com os cabelos loiros a brilharem com o reflexo do sol; a voarem com a brisa do vento; a correr num vestido curto, sedoso, branco por prados verdes na minha direcção. E lá estava eu, com bochechas rosadas, aguardando ansiosamente a sua chegada com um cesto na minha mão, flores na outra e um riacho nas minhas costas. Dentro do cesto imaginava champanhe, morangos, chocolate! É algo que amas tão loucamente, que te perdes antes de acabar o sonho. É a tua fantasia!

Nunca me puderia esquecer do amor paternal, senão nem eu estaria aqui a escrever. Este deixo para outra conversa. Não quero estragar o rumo em que as coisas estão a fluir.

Mas, perguntas tu, como aparece o amor? Acho que nínguem sabe muito bem. Tanto pode aparecer com um toque, como com um trocar de olhar, como depois de horas de conversa e convivio. Acho que aparece de todas as maneiras. E normalmente, aparece sem que te dês conta disso.
A biologia diz que são as hormonas, a filosofia diz que é uma conbinação de compromisso com paixão. Valente mentira. Se pensasses desta maneira, o amor perderia toda a sua piada. Porque o sentimento é incontrolável, as acções são irreflectidas, é tudo diferente. Se pensares de maneira diferente, o sentimento morre e tu transformas-te em um robot!

Não pensamos em ideologias, religiões, etnias, gerações. Para mim e para ti: "Amar e ser amado é universal!"

2 comentários:

  1. Hmmm.... Acho que mais de metade do texto e refere a paixão. Não achas?

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a grande maioria do amor é paixao, mas num sentido muito mais abrangente.
    Paixão é um momento apenas, uma luvada de ar fresco, algo muito mais físico. O amor embloga isso e muito mais.
    Mas sim concordo contigo, partes do texto não se destingui muito bem amor e paixão, porque aos meus olhos românticos uma maneira de ver o amor é como tá acima descrita.
    Um sempre obrigado pelas tuas opiniões que são deveras importantes!

    ResponderEliminar