Um sonho

Acordei e lá estava eu, no cantinho do café, aquele lugar lá no fundo onde mal a luz incide, aquele lugar que se encontra protegido por um pilar que suporta o tecto, com o jornal aberto nas páginas centrais e uma pessoa à minha frente, pessoal qual tinha a cara enevoada tal como aparecem aquelas pessoas na televisão quando é suposto não serem conhecidas, pronto para ter o meu primeiro encontro casual! Apenas eu conseguia ver aqueles olhos profundos e misteriosos e os lábios selados como que a dizer-me: "Prepara-te, vais fazer um monólogo!"
Existem tantos temas que eu poderia falar e nenhum porque não queria expor a minha intimidade a tal pessoa que não sabia quem era, de onde vinha, nem o que fazia ali. Pensei eu para mim, e agora? Vamos falar de política? Mas eu mal percebo de política, só sei que eles governam mal e porcamente. Vamos falar de futebol? E se é uma rapariga e ela não percebe nada da bola? Também não será boa ideia! E com isto, assuntos e assuntos vinham-me à cabeça e em todos eu tinha sérias duvidas.. A minha cabeça não parava de pensar e de repente, só vejo uns braços à minha frente estendidos onde numa mão se encontra uma folha branca e na outra lápis de cor!
Afinal eu estava errado, o meu primeiro encontro casual não era para falar, era pra desenhar! Não queria que eu falasse de nenhum assunto em particular, mas que eu desenhasse algo com o qual me podia conhecer.. E aí, para não fugir à regra, a minha cabeça viajou para fora daquele café à velocidade do som, imaginando tudo aquilo que eu poderia desenhar em tão pequeno espaço e tão grande para que apenas com aquilo me conseguisse conhecer.. E foi então que tive uma ideia:
            - Vou apenas desenhar um bocado de mim! Não qero que conheças tudo hoje, quero apenas que conheças o suficiente para teres curiosidade para um novo Encontro Casual.

Então pegei num lápis preto e dividi aquele pedaço de papel branco em quatro partes iguais (mais iguais possível só mesmo com uma régua, coisa que era proíbida naquele jogo). Depois em todos eles fiz um esboço de pessoas, grandes, pequenas, gordas, magras, bonitas, menos bonitas, com cabelos compridos, com eles cortados, etc. Ninguem que olhava para aquele desenho entenderia o que quer que fosse mas os meus olhos começavam a brilhar tal a ideia que eu tinha tido e com o resultado que ia ter. Quando todo o rascunho ficou completo, começei a dar cor a tudo aquilo, usei todos os lápis que tinha, queria mesmo algo colorido, com cores vivas! Todas as pessoas foram pintadas e aí não eram só os meus olhos que brilhavam, como possuí-a também um sorriso de orelha a orelha.. E um olhar penetrante de quem se encontrava à minha frente para tentar encontrar um significado para tudo aquilo! E pior ficou quando eu desenhei um coraçao no meio da folha, lugar onde pudesse abranger os quatro espaços. Voltei a pegar no lápis preto e escrevi em cada uns dos quadrados: "Família", "Amigos da Guarda", "Amigos da Covilhã", "Futura Família". Não diferencio os grupos por gostar mais de uns ou de outros mas porque foram ou serão importantes em momentos diferentes da minha vida! E não esqueci nenhum, todos lá estavam pela importância que tinham e por isso peço desculpa por ter pintado os meus avôs de preto.. Mas eles foram importantes em seu tempo e é graças a eles que sou como sou! Peço desculpa pela pessoa maior do meu desenho ser o meu irmão, mas ele é a mais importante. Peço desculpa, mas foi a única maneira que encontrei de me dar a conhecer e explicar a quem se encontrava do lado de lá da mesa que sem VOCÊS eu não era ninguem!
Obrigado.

7 comentários:

  1. Sonhos e Realidades :)

    E pensa que apesar de serem quatro partes de uma folha de papel, não deixa de ser apenas uma folha de papel. E essa folha de papel são os teus alicerces... que te seguram e embalam o dia a dia :)

    Beijinho,

    Mafalda

    ResponderEliminar
  2. ;) *

    faz-me bem 'ouvir-te'

    Sempre, xuxu'a

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito. Ainda bem que decidiste voltar a escrever.

    ResponderEliminar
  4. Hello kiko! Fiquei surpreendida, gostei mt do texto, escreves muito bem! Que essa folha de papel te acompanhe para o resto da tua vida :)
    Bjo*
    Aura

    ResponderEliminar
  5. É verdade, e essa foto do café é mesmo gira ;)

    ResponderEliminar
  6. Não sei porquê, mas cada vez que leio um dos teus textos surpreendo-me!
    Espanta-me a maneira como consegues escrever contos por vezes tão ilógicos, mas que fazem perfeito sentido...

    Adorei!*

    Catarina (ca7)

    ResponderEliminar
  7. Kiko...

    li a primeira vez um texto teu, por acaso, numa aula, quando desfolhei um caderno... fiquei curiosa e adorei...
    Continua assim... és um querido e surpreendente...
    beijocas da mummy....
    Carla Gaiolas

    ResponderEliminar