Sociologia Política

Agora que se fala de política, de orçamentos de estado, eu vou falar de algo mais verdadeiro, real e humorístico:

"Pai, eu preciso de fazer um trabalho para a escola. Posso fazer-te uma pergunta?
- Claro, meu filho. Qual é a pergunta?
- O que é a política, pai?
- É simples. Política envolve: 1-Povo; 2-Governo; 3-Poder; 4-Classe trabalhadora; 5-Futuro do País!
- Não entendi. Podes explicar melhor?!
- Bem, vou usar a nossa casa como exemplo. Sou eu quem traz dinheiro para casa, então sou eu o poder económico. A tua mãe administra e gasta o dinheiro. Entã, ela é o governo. Como nós cuidamos das tuas necessidades, tu és o povo. O teu irmãozinho é o futuro do País e a Zefinha, a ama dele, é a classe trabalhadora.
- Entendes-te filho?
- Mais ou menos pai. Vou pensar.
Naquela noite, acordado pelo choro do irmão mais novo, o menino foi ver o que havia de errado. Descobriu que o bebé tinha sujado a fralda e estava todo emporcalhado. Foi ao quarto dos pais e a sua mãe estava num som muito pesado. Foi ao quarto da ama e viu, através da fechadura, o pai na cama com ela. Como os dois nem percebiam as batidas que o menino dava na porta, ele voltou para o quarto e dormiu. Na manhã seguinte, na hora do café, ele disse para o pai:
- Pai, agora acho que entendi o que é a política.
- Óptimo. Então agora explica-me com as tuas palavras.
- Bom, pai, eu acho que é assim. Enquanto o poder económico "sacaneia" (sinónimo de piiiii) a classe trabalhadora, o governo dorme profundamente. O povo é totalmente ignorado e o futuro do país fica na bosta!"

Isto sim é o significado da política em Portugal!

1 comentário: