Moral da história:

“Tenho de te contar uma coisa e é já. Eu tinha dez anos, estava a ver televisão, e surge o anúncio que vão estar uns pinguins no Jardim Zoológico de Lisboa. E eu vou ter com o meu pai e peço-lhe:

 - Eu quero ir ver os pinguins no Jardim Zoológico!

E eu chaguei o meu pai com aquilo, chaguei tanto o velho, mesmo tipo chato, estás a ver?

 - Quero ver os pinguins no jardim zoológico.

E ele dizia-me sempre a mesma coisa, que era:

 - Nós vamos ver os pinguins no Jardim Zoológico, mas tem calma, os pinguins estão lá até Sábado.”

Queres saber o que é que aconteceu a seguir?

 (outro) - Finalmente chegou o sábado, vocês foram ao Jardim Zoológico e os pinguins já lá não estavam.

 - Errado. Profundamente errado, devo dizer-te. Os pinguins ficaram lá de facto até sábado, ok? Só que o meu pai pirou-se de casa antes de me levar lá.

(…)

 - Não queres saber qual é a moral da história?

 (outro) - Conta lá, qual é a moral da história?

 - Se queres fazer alguma coisa, faz! Pá, gostas da miúda? Avança, arrisca. Não esperes. Humilha-te se for caso disso, mas que se lixe viver pelo seguro. Que se lixe o conforto. Às vezes, a melhor coisa que um gajo pode fazer é ir a toda a velocidade com os cornos contra a parede. A sério.

1 comentário: