Viver simples, viver feliz

Viver a vida é viver sem pensar no amanhã. Não se deve tirar o significado da frase literalmente, mas compreender! Compreender esquecendo o passado, vivendo o presente e não pensando no futuro. O ditado popular "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje" assenta que nem uma luva nos meus pensamentos. Não digo as palavras por dizer apesar de nem sempre eu as poder cumprir. Por vezes, privo-me das boas sensações da vida porque penso no futuro, no meu futuro. Entenda-se: tenho que estudar. Mas sempre que posso, é com os amigos que quero estar. Com os velhos. Com os novos. Descurando um bocadinho as grandes amizades que tenho, e apenas porque sei que estarão sempre ali, dedico-me a conhecer novas pessoas. Sou um aventureiro, um curioso. Gosto de mostrar o eu que ninguém conhece. É bom sentir-me valorizado porque a primeira opinião a meu respeito é, na maioria dos casos, incorrecta. Adoro falar. Ter longas conversas. Re-descobrir. A ti. A mim. São prazeres da vida. E não existem duas pessoas iguais. Não mostro tudo a toda a gente, nem as mesmas coisas a pessoas diferentes. Mas

- Toda a gente me capta o interesse, até me mostrarem que não têm interesse nenhum.

Meia dúzia de palavras chegam para eu perceber o que és. Detesto pessoas falsas. As que só demonstram interesse porque eu conheço "aquele", ou sou conhecido "ali". E deixo de falar quando não acreditam em mim, mas no que falam de mim. Irrita-me mostrar que sou o que sou e não o que pensas de mim. A consciência sempre foi mais importante que a reputação. Assim se ganham amigos. Assim se perdem. (E os meus verdadeiros amigos já me conhecem, não tenho nada que mostrar. Entendem um olhar, uma frase incompleta, ...) Perco-me nas horas quando estou numa boa conversa. Aquela que flui. Sem pausas. Sem perguntas

- O que fazes?

ou

- O que contas?

Fico colérico quando tal acontece. Não se dá temas à conversa, a conversa é que nós dá temas a nós. É assim quando conheces. É assim quando és conhecido. Importante é não vivermos sozinhos. Não que toda a gente precise de momentos de silêncio. De solidão. Mas os amigos são os melhores presentes que recebes ao longo duma vida. Parafraseando o meu pai, o importante da vida é a amizade. Os teus amigos são as tuas muletas ao longo dela. Cais e eles seguram-te. Queres ver mais alto e eles pegam-te ao colo. Em suma, quando estás com um deles

- Põe o máximo de ti no mínimo que fazes!

Sem comentários:

Enviar um comentário